Biólogos e veterinários percorrem áreas destruídas pelo fogo para resgatar animais na Chapada dos Veadeiros
10/10/2025
(Foto: Reprodução) Chapada dos Veadeiros: biólogos e veterinários percorrem áreas devastadas para resgatar animais
Biólogos e veterinários estão percorrendo áreas destruídas pelo fogo para resgatar animais na Chapada dos Veadeiros.
É com uma sonda que a equipe vasculha os esconderijos dos bichos para ver se algum ficou para trás. No território Kalunga, eles resgataram três lagartos na mata devastada pelas chamas.
"Infelizmente, os animais que têm a capacidade de mobilidade mais reduzida, em especial mais répteis, enfim, serpentes, lagartos, eles acabam sendo consumidos porque é o fogo de uma velocidade muito rápida”, afirma o veterinário do GRAD Ederson Barreto.
Seis filhotes de gambá também foram salvos.
"É um trabalho que, se não for feito, a gente não vai saber se o animal conseguiu fugir de fato, ou quantos animais sofreram. O que a gente perdeu de biodiversidade... Às vezes, não encontrar o bicho é até um alívio para nós, significa que ele conseguiu fugir de alguma forma”, diz o técnico ambiental do Ibama Cláudio Thiago Marques Rosa.
Os incêndios na Chapada dos Veadeiros já mobilizam mais de 200 pessoas. Segundo a Secretaria de Meio Ambiente de Goiás, o fogo já avançou por 117 mil hectares. Do helicóptero, dá para ver o rastro aberto pelas chamas no Cerrado.
Na região do Vão do Moleque, onde um incêndio está ativo há 13 dias. Hoje, é a região que mais preocupa: 36 brigadistas estão na linha de fogo, tentando fazer o combate.
"O incêndio, quanto mais você demora para combater, mais ele cresce. A aeronave ajuda muito, auxilia aí no transporte de brigadistas, no monitoramento, para poder verificar aí as partes do incêndio, onde estão as principais, onde a gente tem que ir para poder combater”, diz o brigadista do ICMBio José Gabriel dos Santos Rosa.
Biólogos e veterinários percorrem áreas destruídas pelo fogo para resgatar animais na Chapada dos Veadeiros
Reprodução/TV Globo
LEIA TAMBÉM
Incêndio na Chapada dos Veadeiros: operação prende dois e aplica multas que podem chegar a R$ 50 milhões por fogo na região
Chapada dos Veadeiros: veja histórico de incêndios que ameaçam patrimônio natural com milhões de anos no Cerrado